Postagem em destaque

Cinema: Liberado segundo trailer de Esquadrão Suicida e pôsteres da equipe e individual!

Tanto o trailer quanto os cartazes estão incríveis! Nesta terça-Feira(19) a Warner liberou o segundo trailer do longa e cartazes que nos...

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

{Momento da Resenha #4} Divergente- Veronica Roth.

Título: Divergente.
Autora: Veronica Roth.
Ano: 2011.
Editora: Rocco.
Páginas: 504.


Divergente é um livro fantástico, que foi por indicação de uma amiga minha que li e me apaixonei.


O livro conta a história de Beatrice Prior, ou melhor Tris. Que vive em uma Chicago futurista, cercada por enormes muros, acreditando ser a última sociedade existente no mundo.
Lá eles vivem num sistema, onde a sociedade é dividida em cinco facções: Amizade, Erudição,  Abnegação, Franqueza e Audácia, não pertencer a nenhuma dessas facções é como ser invisível.

"Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade,
 Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição,
 Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza,
 Os que culpavam o egoísmo formaram a Abnegação,
 E os que culpavam a covardia formaram a Audácia."

O conceito das facções são, a Amizade é a facção das pessoas que prezam a paz e a cumplicidade, na Erudição os que prezam a inteligência e a mente, na Franqueza os que prezam a verdade e honestidade, na Abnegação os que valorizam a simplicidade e humildade e na Audácia os que valorizam a coragem e a audácia.

Para adentrar em alguma dessas facções é feita uma cerimônia de iniciação, pela qual a protagonista Tris e seu irmão Caleb, passam assim que fazem 16 anos. 

Símbolos facções.
Antes da escolha eles passam por um teste, que mostra a eles qual facção de sua vocação, porém o teste é só como um guia, pois eles ainda podem escolher outra facção não exatamente a que o teste aponta.
Quando Tris faz o teste acontece algo inesperado, ele não funciona nela e aponta mais de uma facção, revelando que Tris é na verdade uma Divergente, uma condição rara, que a população considera uma ameaça, pois divergentes não podem ser controlados e não respeitam regras na maioria das vezes.
Tris não pode revelar a ninguém sua condição, nem mesmo á família.
Tris cresceu na Abnegação assim que chega o dia da escolha, a garota fica no dilema de ficar na facção da família ou ser quem ela realmente é.

"Facção antes do sangue"

Na cerimônia Tris faz uma escolha que surpreende a todos inclusive á si mesma. A sua escolha muda sua vida, seu coração e sua sociedade.
Tris descobre que sua sociedade esconde muito mais segredos que aparenta, revoltas, guerra, poder, tudo vem á tona.
Durante todo o livro Tris é testada e colocada em diferentes situações, e a sua escolha pode mudar tudo.

Tris é personagem excepcional porém, sabe aquela vontade de estapear a protagonista para ver se ela se liga no que está acontecendo? Tris é essa personagem.

Quando o romance é introduzido, Tris parece acordar um pouco e percebe o que realmente está acontecendo em sua sociedade, sua paixão por Tobias á desperta. Tris fica mais decidida, determinada e objetiva.

Veronica Roth tem talento para narrativa e tem imaginação, porém  o ponto fraco dela é os personagens que são pouco explorados e ficam sempre no mesmo plot, sem modificações verdadeiras, mas a história continua sendo ótima.

A capa é maravilhosa, sim eu fique olhando a capa por horas antes de começar a ler, ela te cativa e as cores chamam a atenção, encantando qualquer um.

(Um minuto de silêncio para a minha opinião polêmica)
Com certeza quando você que foi pesquisar sobre Divergente, leu algum comentário que comparava a trilogia com Jogos Vorazes e sim essa comparação é real.
Os dois seguem o mesmo estilo, garotas jovens, que depois de uma escolha, muda a vida delas e de todos, duas pessoas que criam uma revolução, essa comparação sempre estará presente, assim como a comparação Percy Jackson e Harry Potter sempre existirá.
Mas para mim, só os estilos são iguais, não é plágio como muitos fãs dizem ser, é estilo. Tanto que Jogos Vorazes tem sim, muita diferença em relação á Divergente.
Jogos Vorazes conta a história de Katniss, abordando assuntos como política, opressão, revolução, guerra, revolta e entre outros tópicos presentes na atualidade.
Já Divergente é mais centrado em Tris, facções, Revoltas e sistemas.
E eu não serei daquelas pessoas que dizem que gosta das duas trilogias igualmente, porque Jogos Vorazes me encantou e me envolveu mais, não dizendo que não gosto de Divergente, porque como já disse, é um livro incrível, mas meu coração ainda é de Jogos Vorazes.

Mesmo com todas as divergências quanto ao livro, Divergente é um livro que compensa ler, é cativante e te encanta.

Uma escolha
Decide quem são seus amigos

Uma escolha
Define suas crenças

Uma escolha
Determina sua lealdade...
Para sempre

Uma escolha
Pode te transformar

Já leu o livro? O que achou? Deixe seu comentário!




Nenhum comentário:

Postar um comentário